II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

“Educação de Qualidade: Novos Rumos”


Vivemos um novo momento na educação brasileira, onde o grande chamamento é para a participação e planejamento coletivo, traços da democratização da educação. Em virtude da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014, necessário se faz mobilizar todos os segmentos da Educação para traçar propostas que venham possibilitar a construção de uma educação de qualidade.

É importante ressaltar que a CONAE 2014 tem como fundamento “O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Como etapa prévia, os municípios e o Distrito Federal necessitam assim, proceder à realização de suas conferências, como espaço de mobilização e discussão das questões inerentes à educação.

As conferências representam momento ímpar de articulação, mobilização e construção de políticas públicas que deem conta de atender às especificidades de cada realidade brasileira, na sua multiplicidade de contextos.

Nesse ínterim, Riacho de Santana elegeu como tema da II Conferência Municipal de Educação: “EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: novos rumos”, propondo como norteadores das discussões, os eixos II - Educação e Diversidade: Justiça social, inclusão e direitos humanos e  IV – Qualidade da Educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

A II Conferência Municipal de Educação visa articular, em conjunto com as representatividades da rede de ensino, pais de alunos, estudantes, e a comunidade em geral, compromissos que promovam a melhoria da educação, notadamente nos quesitos referentes à inclusão social e à qualidade do ensino, eixos fundamentais para a consolidação da Educação de qualidade e os novos contextos e contornos da Educação brasileira.